Domaine du Mortier – Artesãos à moda antiga

Chegando no domínio do Mortier, em St. Nicolas de Bourgueil, sob o forte sol na planície que borda o rio Loire, fomos recebidos por Cyril Boisard, responsável pelas vinhas e pelos vinhos do domínio.
Há 25 anos os pais deles0D9A0035 mudaram para a região, e há 15 anos os dois irmãos (Cyril e Fabien) começaram a produção de vinhos. Iniciando já com 6,5 hectares em agricultura orgânica, e hoje contando com mais de 14 hectares. Com o tempo eles incorporaram varias técnicas biodinâmicas, como os ciclos lunares e de planetas e os preparados para tratamento dos vinhedos, mas não tem como objetivo se certificarem biodinamicos, pois a composição AB (certificação orgânica européia )mais adesão à carta de valores Nature et Progrés já é de bom tamanho para eles.

0D9A0127Degustamos todos os vinhos… mas o ápice da degustação foi o tinto “Des Pieds et des Mains 2010”, que tem esse nome pois é pisado e feito à antiga composto com toda a precisão de um vinho sem sultito. No dia seguinte, tomamos a garrafa que ganhamos e pudemos apreciar ainda melhor esta obra de artesãos ! Um vinho sem sulfito de guarda, bem equilibrado e encorpado. Cor vermelho sangue, aromas complexos de avelãs grelhadas e frutas negras, aveludado e longo na boca …. Palmas para eles , os irmãos Boisard!

02.07.15