Domaine Padié – Partilha e amizade….

Image_0D9A0426Começamos nossa visita por um almoço no bistrô Le Presbytere em Calce, com degustação de 4, sim quatro, garrafas de vinho: Fleur de Cailloux 2014, Exaybachay 2014, Calice 2013 e Gibraltar 2014 o novo vinho de Jean-Philippe Padié que foi engarrafado há apenas 15 dias… Acolhidos e encaminhados pela amizade de Jean-Philippe, tivemos um momento único de partilha, amizade, boa comida, cinema, visões do mundo, vinhos naturais, música, o mercado brasileiro de vinhos, tudo isso acompanhado de pratos simples e deliciosos do bistrô. A mesa ao lado de irlandeses e escoceses, se espantou ao saber que estávamos trabalhando naquele almoço pantagruélico.
Image_0D9A0459O logotipo do domínio esclarece muita coisa, Jean-Philippe é o observador, dos solos, das plantas, das vinhas, das pessoas, dos seus vinhos….e a sua paixão é compartilhar suas observações dentro de garrafas… Partimos de carro para as diversas parcelas de videiras que compõe os 16 ha de produção, parte própria parte alugada em “fermage”, distribuídas em vales, encostas e platôs de xistos, marnes (argila+calcário), pedregulhos de aluvião, solos mistos e todos interligados por pequenas entradinhas de terra…. Alguns vales orientados ao mediterrâneo, outros recebendo o trasmontano ( vento frio e seco que vem do norte)… que diversidade, e que estradinhas !!!
image_0D9A0530A amizade com que Jean-Philippe nos recebeu e nos conduziu por suas vinhas, por seus vinhos é tocante… Nem um dia se passou e já estou com saudades.

07.07.15