Domaine des Pothiers – Vinho natural levado a sério

Em Villemontais, Na Cote Roannaise, o Gamay Saint Romain permite aos vignerons criarem vinhos frescos, vivos e com muito tempero… Assim começa nossa visita ao Doamine des Pothiers, com Romain Paire, um jovem de seus 25 anos que assumiu a propriedade e a produção de vinho de seu pai, que se aposentou há pouco.
image_5645a

Com cerca de 15 hectares de vinha, principalmente Gamay Saint Romain, mas com parcéis de Chardonnay, e de Pinot Gris o vinhedo evoluiu de uma agricultura orgânica desde os anos 80 para uma agricultura biodinâmica clássica, garantindo assim a boa vida do vinhedo nessa região onde água é uma questão primordial, com um solo poroso de granitos rosa e o rio Loire que passa no vale rebaixando o lençol freático.

Vinificando 10 tipo de vinhos por ano, que iniciam todos ao mesmo tempo, com a vindima de todos em uma semana…. Dai a necessidade de ter vários tanques de concreto, que recebem as uvas por gravidade, e sendo vinificadas de forma a manter no vinho todo o frescor e os temperos da uva de origem…
A seriedade e a responsabilidade de Romain são impressionantes. Cuidar das vinhas, fazer o vinho, comercializar, tudo bem acompanhado e controlado….

image_5645b image_5645c

10.07.15