O primeiro supermercado Cooperativo da França

img_6326La Louve – primeiro supermercado cooperativo na França

Sexta-feira feira 13 de dezembro, de manhã cedinho fui trabalhar minhas 3 horas mensais no supermercado cooperativo La Louve! O primeiro supermercado cooperativo da França, nos moldes do Park Slope Food Coop, no Brooklin , New York, que existe desde 1973 e no filme documentário Food Coop está super bem descrito…

3 horas de trabalho por mês: com gente legal, ambiente incrível, lugar mágico alterando as relações entre pessoas no comprar, e no espaço do supermercado….

Desmistificando o lugarimg_0040
os meus preconceitos inconscientes: lugar pequeno, começando, cooperativo = meio amador, “vai parecer umas lojinhas com coisa espalhada em todos os lados”, as caixas não funcionam, e meia dúzia de gatos pingados trabalhando e batendo cabeça, “tudounsbicho-grilosouvindoreggae..”….
NADA DISSO:
1 450 m2  de área total, elevador para mercadorias (e handcaps) 7 câmaras frias de temperaturas diferentes, 1 câmara de maturação de queijos, área de alimentos à granel, etc…

vejam o modelo 3D neste link ….

Tudo perfeitamente instalado e organizado. Prateleiras de metal de qualidade, três caixas super bacanas e simples que funcionam…. Os turnos tem dois coordenadores e em torno de 10-15 pessoas, que fazem de tudo, além dos 6 assalariados e de centenas de voluntários nos diversos eixos do projeto e da operação.

O MODELO: só pode comprar quem trabalha e só pode trabalhar quem compra…. é nosso ! A relação não é : alguém trabalha para poder comprar, nem alguém compra e retribui com seu trabalho, mas sim participar da Louve Cooperativa é tanto trabalhar, quanto comprar, quanto atuar para escolher produtos, dar retorno de produtos “ruins”, agitar os eventos, dar e pegar caronas pra quem mora longe, trocar os turnos, compartilhar os conhecimentos sobre produtos….

text alternatif

A área de venda à granel está pronta ! 12/01/2017

O CAPITAL INICIAL: não existe grande investidor, e o capital de investimento vem dos cooperados através da compra de partes da cooperativa. Assembleia Geral Democrática: independente do número de partes possuído: uma pessoa = 1 voto.

OS COOPERADOS: qualquer pessoa pode ser cooperado comprando cotas. O mínimo são 10 cotas. Quem é estudante ou quem recebe o RSA (renda social de subsistência) pode comprar apenas 1 cota. Caso o cooperado decida deixar a Louve ele recupera todo o valor pago pelas cotas . Não existe nenhuma exigência financeira, nem de educação, para não discriminar. A Louve está num bairro pobre com muitos imigrantes e a intenção é que eles passem a fazer suas compras lá, se alimentando melhor e a um preço mais baixo que nos arredores: mais barato e melhor qualidade para todos. Para isso também existe uma adequação dos produtos, e daí me dei bem: farinha de mandioca, leite de coco, cuscus, etc etc…

Instalado num bairro com grande diversidade, no 18eme, no norte de Paris… o que me faz atravessar toda a cidade para ir trabalhar ou fazer compras, e já ouvi “é muito longe”, “não vale a pena”, “nossa você atravessa a cidade para trabalhar”, etc etc…. ok: levo 28 minutos para chegar lá… acho que está respondido.

O TRABALHO NO DETALHE: depois de fazer uma visita de segurança básica, ajudei a despaletizar um palete, fazer a conferência e encaminhar para os estoques, levei para o estoque, estoquei , depois fui às prateleiras de venda para ver o que faltava, voltei no estoque e peguei os itens e coloquei nas prateleiras, sobram as caixas: dobrar e separar para reciclar !
passaram-se 3 horas que eu trabalhei a maior parte do tempo com uma professora de literatura da Sorbonne….mas isso não vem ao caso: naquela situação ambos éramos pessoas, e cooperados, apenas isso.

COMO É FEITA A GESTÃO DO TRABALHO: os 6 empregados designam aos Coordenadores de equipe o que precisa ser feito, e os coordenadores no inicio e cada turno dizem ao grupo o que precisa ser feito, e cada um se propõe a fazê-las em função de suas habilidades e  restrições (motoras, frio, vista, força…)  simples assim.

É outra relação humana, outra relação com as mercadorias….
lalouve-2não existe a relação de servidão, não existe hierarquia, sei que quando compro algo, essa compra ajuda a Louve que pode ajudar a todos os cooperados. Nos EUA, o grande problema da Park Slope Food Coop, nos últimos anos é “o que fazer com 500 mil dólares de lucro por ano, gerado pelo movimento de 16.000 cooperados? solução: subsidiar os preços dos produtos baixando-os ainda mais.” Para pensar…..

e….. tinha muitos vinhos… e naturais ! Pothiers, que levo para o Brasil. Fiquei feliz pois ele não é apenas um produtor de vinho natural e sim tem um engajamento cidadão e social. Bravo Romain Paire !

Depois fiz minhas compras ! E FOI MUITO MAIS BARATO !