Garrafa Desasnada 13 – Preparado Biodinâmico 500P

Desasnar o vinho …. não é fácil, pois com ou sem intenção muitos pontos importantes são ocultos ao bebedor comum,  resumindo…

Desasnar é descomplicar … DESASNANDO o PREPARADO BIODINÂMICO 500P

“que diabos é isso? Preparado? Biodinâmico??? “, “Tem algo a ver co os dínamos de bicicleta??” , “Poção mágica do amor infinito??” , “Agora você pirou de vez….”

O preparados são parte importante da cultura biodinâmica, mais sobre biodinâmica: Garrafa Desasnada 2 – Cultivo do Vinhedo

Tudo isto fizemos junto com o Jean-Philippe Padié em Abril de 2017, momento para tratar as vinhas que começam a brotar.

Os preparados são feitos para estimular os fluxos de elementos e energias entre o solo, o ar e as plantas. Servem para melhor integrar as plantas nos ciclos naturais, aumentando assim sua vitalidade e sua resiliência. Tudo isso naturalmente….

Preparado 500P = Preparado Chifre-Esterco + Preparados 502 a 507
Preparado Chifre-Esterco

Ele é obtido pela fermentação de esterco de vaca de boa qualidade , ou seja, de vacas alimentadas organicamente, criadas soltas e sem doenças. O esterco é então colocado em chifres que ajudarão à compostagem, regulando umidade, temperatura e aeração durante o período de inverno.  É importantíssimo que o esterco tenha se transformado completamente em composto: úmido, coloidal, cor marrom escuro, sem cheiro ou com leve cheiro de húmus.

Este preparado:

  • é um potente edificador da micro-estrutura do solo,
  • favoriza a atividade microbiana e a formação de húmus
  • regula o pH do solo, aumentando em solos ácido e baixando em solos básicos
  • estimula a germinação de sementes, o crescimento do sistema racinal e especialmente seu desenvolvimento vertical em profundidade
  • aumenta o desenvolvimento de leguminosas e a formação de suas conexões
  • ajuda a dissolução de minerais nos solos, em profundidade, e pode ajudar à combater fenômenos de salinização
Preparados 502 a 507

Estes preparados não agem apenas no composto mas também nos solos onde são pulverizados. Não são para trazer elementos mas são capazes de mobilizá-los nos solos. Os preparados são introduzidos por intermédio do composto, agindo como um fermento levain, uma vitalidade e uma saúde renovado aos solos.

Preparado Mil-folhas (502)Achillea millefolium – tem um papel particular na mobilidade do enxofre e do potássio. No preparado do composto são utilizadas apenas as flores, sem as hastes.

 

Preparado Camomila vulgar (503)Matricaria recutita – ligado ao metabolismo do cálcio, ele regulariza os processos do nitrogênio.

 

 

 

Preparado de urtiga (504)Urtica dioica – em relação com o nitrogênio e o ferro, este preparado influencia os dois primeiros (502 e 503). Este dá ao composto e ao solo uma sensibilidade no sua evolução e favorisa uma boa umidificação do solo.

 

Preparado casca De Carvalho (505)Quercus robur – tem uma relação com o cálcio e reforça a resistência das plantas contra as doenças ligadas à fenômenos de proliferação, de exuberância.

 

 

 

Preparado Dente de Leão (506)Taraxacum officinalis– tem, entre outros, um papel importante ligado ao ácido silicilico e ao hidrogênio, permitindo-os de funcionar de acordo com suas naturezas, este preparado é capaz de orientar o desenvolvimento dos processos do potássio, do calcário e finalmente do nitrogênio.

 

Preparado valeriana (507)Valeriana officinalis – ajuda à mobilidade do fósforo dentro dos solos e forma uma espécie de manta de calor protetora sobre o composto, uma película indispensável a todo organismo. É um poderoso anti-estresse.

DINAMIZAÇÃO

Na elaboração do preparado biodinâmico 500P, inicialmente colocamos 100g de 500P por hectare de vinha à ser tratado, no nosso caso seriam 3 hectares, logo 300g de 500P em 120 litros de água. Após isso deve-se dinamizar o preparado biodinâmico 500P através de longas rotações em sentidos alternados durante 1 hora.

ASPERSÃO

Aspersão do preparado 500P já dinamizado deve ser feita em menos de duas horas, enquanto o preparado esta em suspensão. Assim no final da terça-feira, partimos em dois para cobrir 3 hectares de vinhedos com dois pulverizadores manuais e , é claro, sem EPI (Equipamentos de Proteção Individual) pois tudo é sem produtos químicos. Encher cada um dos reservatórios, colocar o reservatório/mochila nas costas, bombar forte para gerar a pressão, e buscar o ritmo de caminhada e aspersão … é tipo uma dança, e assim vamos cobrindo as fileiras de vinha… falando um pouco, caminhando no meio das flores e das videiras que já estão bem brotadas e com pequenos flores e cachos… horas passaram até que terminemos os três hectares… e o preparado terminou também.

Enquanto andava , joaninhas, abelhas, e passarinhos entre outros animais partilhavam o mesmo local, tudo está vivo e equilibrado….

Vejam toda a série de GARRAFA DESASNADA