DESTAQUE do MÊS – Julho17 – CLOS DU PUY 2014

DESTAQUE do MÊS – Julho 17 – CLOS DU PUY 2014

Ainda no inverno, faz mais frio…

Outro de nossos tintos fáceis de beber sem perder a originalidade e a perfeição deste vinho de Gamay St Romain, uma variedade da uva Gamay especifica da Côte Roannaise , Vale do Loire perto de Roanne. Domaine des Pothiers, sob a batuta do Romain Paire, que foi eleito em 2014 pela RVF (Revue des Vins de France) uma “descoberta”  na França.

Clos du Puy é o vinho que tem que ser provado !

Tem os taninos bem arredondados, sem perder a personalidade e trazendo aromas e gostos de frutas vermelhas quase em geleia… e umas especiarias que deixo pra vocês descobrirem quais…

Vai bem com queijos de ovelha e de vaca bem afinados, com um grelhado ou churrasco, com uma costela na brasa, e para beber com amigos. Combinação ousada mas bem plausível é de acompanhar uma bela moqueca de peixe gordo à baiana, ou mesmo uma moqueca de banana da terra à baiana… mas isto deixamos pra vocês testarem.

Além de produzirem vinhos de personalidades o Domínio dos Pothiers cria gado de qualidade, que fornece diversos restaurantes top na França, e também cereais. e frutas uma tradicional policultura, como existia do passado francês e hoje são bem mais raras.