Vinho Natural em Destaque Maio 18 – Cuvée Lais Rouge 2015 – Olivier Pithon

Bom, o destaque deste mês é um vinho pouco conhecido no Brasil a Cuvée Laïs Rouge 2015 do Olivier Pithon. Na Catalunha francesa, no Roussillon, com vista para o Mar Mediterrâneo e para os Pirineus – que hoje 22 de maio ainda tem neve – localizado no vilarejo de Calce…. um vilarejo que atrai vihnateiros de qualidade pela sua riqueza geológica e climática, maior parte desses vinhateiros tendo vinhedos orgânicos, e intervindo o mínimo possível na vinificação e maturação.

Um dos primeiros a se instalar depois do precursor Gauby,  Olivier Pithon trabalha hoje com 20 ha de vinhas nos arredores do vilarejo de Calce, vinificando e maturando em sua cave que se encontra à saída do vilarejo – depois do cemitério !:-). Com um trabalho minucioso sobre as uvas grenache e carignan, Pithon traz para seu vinho tinto carro-chefe muito da complexidade do terroir e do clima que são explorados ao limite em seus vinhos monovarietais de sua primeira linha.

Laïs Rouge 2015 é pouco conhecido no Brasil pois guardamos carinhosamente em nosso estoque refrigerado para que ele pudesse amadurecer um pouco antes de comercializá-lo. Um pouco antes do inverno…. Assim, com mais de seis meses descansando acreditamos que nossos consumidores encontrarão um vinho excepcional.

Saúde ! !