Antes Durante e Depois

Conservação

Depois de receber os vinhos, eles precisam descansar, o transporte balança os coitados…. vinho não é chocalho ! Deixe uns dias descansando, tipo dormindo mesmo…. antes de abrir !

Uma coisa importantíssima com vinhos naturais, é a conservação, em temperatura estável de preferência entre 12 e 18 graus centígrados. Os vinhos naturais estão vivos, variações bruscas de temperatura podem acabar com essa vida…. Garrafas deitadas e no escuro, de preferência.

PARA BEBER

Abrir a garrafa 60 minutos antes, para que o vinho respire, se abra, libere suas bolhinhas… Se puder carrafá-lo [ = colocar num decanter, mas não para decantar e sim para arejá-lo aumentando a superfície de contato com o ar] ele agradecerá em dobro no momento de prová-lo ! Aproveite os aromas, as cores, o paladar, a convivialidade, o instante presente. Caso não tomar tudo, bombinha de vácuo nele ! Aguenta uma semana no máximo.

DEPOIS DE BEBER

Garrafa de vidro  RECICLE ! Assim você ajuda a todos !
Rolha  RECICLE ou REUSE… Eu guardo as minhas, tenho amigos que reciclam, tenho amigos que fazem objetos úteis ou decorativos, use como tampa de cachaça…
Vinho que sobrou  se foi muito, coloque de volta na garrafa e tampe (se tiver bombinha de vácuo melhor). Com os fundos de copos e de garrafas  faça vinagre de vinho ! Eu faço o meu e é ótimo !!! Ah… vinho bom faz vinagre bom, vinho ruim, vinagre ruim.