Laherte

País: França        Região : champagne

LAhErte Frères – AuréLIEN LAHERTE

Em 1889 o domaine da família foi fundado por Jean-Baptiste Laherte. Os irmãos Christian e Thierry foram a sexta geração a cultivar as uvas e vinificar esses champagnes. Hoje, Aurélien, filho de Thierry, é quem toma conta do negócio – ou seja, sete gerações fazendo champanhe. Seguindo os passos do pai, ele entende que a principal filosofia do domaine de 11 hectares é a de se dar o tempo de fazer as coisas bem, e de só ficar satisfeito com uma uva naturalmente madura e saudável.

guiaS DE trabalho

Tudo começa na vinha. Lavrando a terra os Laherte tiram o melhor dos seus terroirs, para que eles se expressem até no copo. Uma terra viva e bem aerada, que favoriza os mecanismos biológicos e físicos necessários à nutrição das parreiras. As vinhas mais antigas já passaram por mais de 70 vindimas… São elas que permitem a descoberta da pureza de cada vinho. São essas mesmas vinhas antigas que servem para a seleção massal dos pés a serem reproduzidos: obter um material vegetal de qualidade e original para as futuras plantações, e que conserva a memória das vinhas.

Os gestos humanos

O trabalho procura ser o mais tradicional e natural possível, e durante o ano todo. A opção é por uma viticultura que privilegia as práticas naturais e biodinâmicas:
-utilização de tisanas  (chás) de plantas para melhorar as defesas naturais,-boa altura da folhagem para uma fotossíntese que garante belas maturidades,
-organização dos dias de poda e de tratamentos em função dos dias favoráveis, para reforçar a vitalidade.

Vinificação parcelar

Os diferentes micro-climas são vinificados separadamente numa prensa tradicional de 4000kg , o equivalente a 9 barricas. Assim pode-se compreender muito melhor cada terroir. Uma vez esse trabalho realizado, a personalidade do vinho se mostra: a arte fazer os cortes do champagne é a de combinar essas personalidades para criar um vinho harmonioso e elegante.
Um vinho parcelar é a verdadeira identidade da vinha: o terroir tem uma importância maior que o trabalho de corte do vinhateiro. Isso também é glorificar o terroir: cultivar as diferenças, assumir essas singularidades, deixar a terra se expressar. Tradução Livre.

No vinhedo Na adega / cantina
Superfície total 11 ha Produtos externos além do SO2 Não
Rendimento médio 3000 l/ha SO2 adicionado (mg/l) 20
Vindima manual Sim Vinhos por safra 10 a 17
Tipo de cultura orgânica e biodinâmica Vinhos sem adição de SO2 depende da safra

Aurélien Laherte

Desde o primeiro dia que encontrei o Aurélien me surpreendeu seu caráter transparente e franco, mas com momentos de descontração e simplicidade, raros num terroir onde o glamour impera. Excelência e inteligência somados a opiniões firmes e alegria são algumas características dele para criar belos vinhos, precisos e surpreendentes.

http://www.champagne-laherte.com/

CERTIFICAÇÕES ORGÂNICAS e SELOS

ab-france100212_EU_Organic_Logo_IsoC


Presença em restaurantes com estrelas Michelin

1,2 e 3  estrelas na França e no Mundo – A lista é enooooorme
Brasil –


Vinhos
espumantes brancos:
Extra Brut UltraditionBlanc de Blancs Nature
espumante rosê: 
Rosé de Meunier


Artigos sobre o vigneron: