Sulauze

País: França        Região : PROVENÇA

SULAUZE: TUDO ACONTECE INTEGRALMENTE

A Renaissance des Appellations é um grupo de de camponeses artesãos, sobretudo viticultores do qual o Domaine de Sulauze faz parte. Como Nicolas Joly pensamos que o gosto do vinho não pode atingir sua originalidade e ser inimitável sem ter a pegada do terroir e do seu microclima. Ao redor do mundo os quatro fatores: calor, luminosidade, hidrologia e geologia se compõe de maneiras diferentes.

“É deste entendimento que nasceu a grandeza das apelações que garantem aos consumidores um gosto intimamente ligado à originalidade de um local em particular”

Fazendo a ligação do terroir com a vinha: para que uma parreira se incorpore todo seu terroir (mineralogia do solo e do subsolo, orientações das inclinações do terreno, etc.) pela raízes ela deve estar viva , logo sem deserbantes químicos. E para bem captar o clima e suas múltiplas variantes (ventos, insolação, umidade, …) a planta deve se desenvolver da maneira mais natural possível. Em particular as folhas devem estar livres de produtos químicos sintéticos que atrapalham a fotossíntese e o desenvolvimento da planta vivaz.

Quando a agricultura é sã, orgânica ou biodinâmica, os produtos tecnológicos  de cantina e os sabores arbitrários que eles podem criar tornam-se inúteis e nefastos à expressão do terroir. O vinho guarda assim seu gosto original e sua capacidade de envelhecimento, com uma transparência total para o consumidor. Tradução Livre.

A propriedade conta atualmente com 30 hectares de vinhedos, 20 ha de cereais e 5 ha de oliveiras, tudo cultivado de acordo com os princípios da biodinâmica e da agroecologia, respeitando a vida e os seres vivos. No vinhedo tudo é feito sem agrotóxicos, como deserbantes, inseticidas, e sem tratamentos químicos. Trabalho do solo e respeito das técnicas culturais da biodinamica – preservação da vida microbiana do solo e acompanhamento do calendário lunar para todas as atividades na vinha e na cantina.

A extensão e a pluralidade de culturas é impressionante: vinho, cerveja, trigo (40 variedades antigas), cevada, lúpulo, oliveiras, galinhas, porcos, touros, jardim de aromáticos, a horta compartilhada no vilarejo, e tudo isso com sementes provenientes de camponeses ou de organizações respeitosas como Bio germe ou Kokoppelli.

No vinhedo Na adega / cantina
Superfície total 30 ha Produtos externos além do SO2 Não
Rendimento médio 3000 l/ha SO2 adicionado (mg/l) 0 a 20
Vindima manual Sim Vinhos por safra 10 a 17
Tipo de cultura Biodinâmica e agroecologia Vinhos sem adição de SO2 depende da safra


Karina e Guillaume Lefèvre
Um casal multicultural lindo!
São Paulo, oops, Provença… Karina e Guillaume Lefèvre do Domínio de Sulauze, no sol da Provença, uma paulistana que faz vinho com um francês !

 

 

http://www.domainedesulauze.com/

CERTIFICAÇÕES ORGÂNICAS e SELOS

ab-france100212_EU_Organic_Logo_IsoClabel-demeter


Vinhos
branco espumante (PetNat): Super Modeste


Artigos sobre o vigneron: