Vallat d’Ezort

País: França      Região : LANGUEDOC / GARD

VALLAT D’EZORT

Fréderic e Manuela foram buscar as técnicas dos grandes vinhateiros, como a colheita manual, as vinhas em gobelet (sem fio de ferro), muitas vezes consideradas ultrapassadas, e surpreenderam todos à volta deles com os resultados. Conseguiram vinhos muito mais frescos e frutados do que se faz na região tradicionalmente, com muito menos tempo de maturação.

A maior parte das vinhas tem mais de 50 anos, e estão muito bem adaptadas ao solo e ao clima da região. A garriga, vegetação composta de oliveiras, amendoeiras, arbustos retorcidos, muitas ervas, como o tomilho e o alecrim, além de aspargos selvagens entre outros, habitada por insetos, abelhas, e muitos pequenos animais, garante uma diversidade natural ao entorno.

Depois de anos em uma pequena cantina no centro do vilarejo, construiram em 2016 sua própria próximo das vinhas, um grande espaço de madeira, coerente com os princípios do domaine: ecológico, sem tratamentos químicos, eficiente energeticamente.

“A fada presente nas etiquetas representa a mágica de fazer o vinho e de compartilhar com quem aprecia.” Fréderic Martin

No vinhedo Na adega / cantina
Superfície total 7 ha Produtos externos além do SO2 Não
Rendimento médio 3500 l/ha SO2 adicionado (mg/l) 20
Vindima manual Sim Vinhos por safra 5
Tipo de cultura orgânica Vinhos sem adição de SO2 0

Manuela e Frederic Martin

Frederic foi consultor em economia agrícola , ajudando vinhateiros a se estabelecer, até que um dia percebeu que o que queria mesmo era fazer seus próprios vinhos, pôr em prática o que via no papel.
Comprou suas primeiras terras, já plantadas com vinhas, tirou os fios de ferro, deixou as parreiras se desenvolverem, para converter tudo em cultura orgânica.
Manuela, professora de espanhol, abraçou o projeto e juntos trabalham para fazer o vinho que gostam, e transmitir alegria com esses sorrisões.

CERTIFICAÇÕES ORGÂNICAS e SELOS

ab-france100212_EU_Organic_Logo_IsoC


Vinhos
tintos:
Alegria Rouge, Fantastica, Estrella
rosê:
Alegria Rosé



Artigos sobre o vigneron: