Domaine des Pothiers

País: França          Região : Centro

Séculos de experiência em família

A propriedade dos Pothiers se encontra no vilarejo de Villemontais, na parte sul da apelação Côte Roannaise.

0D9A0694A família Pothier, e seus ancestrais, a cultivam há séculos. O vinhedo já ocupava a maior parte da propriedade e algumas vacas eram criadas nas parcelas muito úmidas para o cultivo de uvas. Em 1916, Blaise Pothier, foi morto na guerra. A propriedade foi então herdada pela irmã dele e o marido, Claude Paire. Em 1949, Benoit Paire, seu filho, herdou a propriedade e começou a modernizá-la. Nessa data a propriedade tinha apenas 2 hectares de vinhas e vivia principalmente da criação de gado. Seu filho George o sucedeu em 1974.

Apaixonado pela vinha, ele começa a replantar e se orienta para a viticultura equilibrada com a ajuda de sua esposa Denise. A superfície passa a 5 hectares de vinhas. Em 2005, Romain começa a trabalhar com os seus pais. Eles continuam a plantar videiras e começam a seguir os princípios da agricultura orgânica. Hoje, a propriedade voltou a ser principalmente vitícola, mesmo se ela conserva uma pequena criação de vacas leiteiras, e conta com uma dezena de hectares de uva.

No vinhedo Na adega / cantina
Superfície total 11,8 ha Produtos externos além do SO2 Não
Rendimento médio 1800 l/ha SO2 adicionado (mg/l) 0 a 20
Vindima manual Sim Vinhos por safra 6 ou 7
Tipo de cultura Orgânica Vinhos sem adição de SO2 3 a 7

George Paire_PothiersGeorges Paire
A memória do empreendimento
Responsável pelo gado leiteiro e pela manutenção dos equipamentos utilizados na propriedade. Participa também da vinificação e no trabalho no vinhedo.

Denise Pairepothiers2
A governan
ça da vinícola
Responsável pela administração e contabilidade. Garante a recepção de clientes, recebendo telefonemas e ajuda no trabalho do vinhedo.

0D9A0673Romain Paire
“É o cara !”

É o novo rosto do domínio, observador e sensível…. toca o vinhedo, vinifica e é o vendedor também !!! Predestinado, tem o nome inspirado na uva de base do domínio, o Gamay Saint-Romain.

http://domainedespothiers.com/


Vinhos
tintos: R
éférence, Clos du Puy
brancos: Hors Pistes